-
Arquitetos: Vereda Arquitetos
- Área: 80 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:André Scarpa
-
Fabricantes: Deca, Edno Alcântara, Ladrilhos Saltense, Portobello, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma do apartamento no Edifício Paulicéia na Av. Paulista tem como elemento central um grande painel de madeira que atravessa todos os espaços da unidade. Executado em compensado naval folheado com madeira natural, o painel, além de elemento visual, é utilizado como divisória dos dois quartos em relação aos espaços coletivos da sala e cozinha.
Dessa maneira, além de substituir as alvenarias antes presentes no ambiente, o painel cria um elemento que configura diferentes relações com os cômodos da residência, criando mesas de trabalho para os quartos, prateleiras e aberturas variadas, que possibilitam uma maior integração visual e física entre os ambientes. Sobre o tampo superior do painel possibilita-se também seu uso como calha de infraestrutura, servindo de base para o caminhamento do ar-condicionado e iluminação.
A presença de diversas aberturas no painel integra os ambientes do apartamento de maneira muito fluida. Do quarto principal se configura uma grande porta de correr de acesso ao estar da unidade, que possibilita comunicação direta ou recolhimento total dos dois ambientes.
A relação entre os espaços é reforçada pelos revestimentos de piso das áreas sociais e privativas. Na primeira optou-se por um ladrilho hidráulico cinza, que "invade" o espaço dos quartos com um desenho que não coincide com o do painel divisória, contrastando com o piso de taco de madeira desses ambientes mais privados.
As portas pivotantes dos cômodos também compõem a volumetria do painel principal, complementadas por pequenas janelas internas de madeira. Estas, além de integrar visualmente os ambientes, possibilitam ventilação cruzada nos dormitórios.
Com a demolição de um quarto de serviço, a área da cozinha foi completamente integrada a da lavanderia, conformando assim um único espaço que compartilha a mesma bancada para os dois usos. Essa junção permitiu que se ampliasse o espaço da cozinha, além de aumentar sua iluminação natural.
Como nos demais ambientes, a cozinha é marcada pela presença do painel de madeira, que delimita seu espaço com relação a um dos quartos. Ela, entretanto, contrasta visualmente com esse elemento central, possuindo acabamentos em fórmica branca nos gabinetes, armários e prateleiras, e uma grande bancada de porcelanato também branco.